sábado, 4 de agosto de 2012

Economia do cultivo do gosto


Duas teorias económicas explicam a formação do gosto pelas artes:
 - A teoria do capital de consumo e dependência racional: o consumidor parte de um capital inicial de experiência de consumo, que permite que a utilidade (satisfação) que retira de cada nova experiência seja sempre maior. Ou seja, quanto mais consome, mais gosta.
 - A teoria da aprendizagem pelo consumo: o consumidor retira uma utilidade (satisfação) não expectável de cada experiência de consumo, que pode ser positiva ou negativa, fazendo o seu gosto pela arte aumentar ou diminuir no final de cada experiência. Ou seja, umas vezes gosta, outras não.
As duas teorias são compatibilizáveis ao serem associadas a diferentes fases de apreciação. Numa fase inicial, o consumidor não tem ainda um capital de experiências de consumo e cada nova experiência pode ser mais ou menos gratificante, em função das expectativas que cria a partir das poucas experiências anteriores. Numa fase mais avançada de consumo, as expectativas tornam-se mais estáveis fruto de um maior capital de experiência – o gosto cultivado. 

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